quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Juízo (a Proposição)

Definição de Juízo.
Chama-se juízo ao acto do pensamento que consiste na atribuição afirmativa ou negativa de um atributo (Predicado), a um conceito (Sujeito), através de um elemento de ligação (Cópula)
O juízo tem assim uma estrutura triádica, fazendo-nos lembrar que a palavra latina ‘pensare’, que está na origem da nossa palavra ‘pensar’, significa pesar, ou seja, comparar uma coisa com outra (a medida), para daí retirar o conhecimento de um seu atributo (ou característica), neste caso do seu peso. E é interessante vermos que o a estrutura formal do juízo se assemelha à de uma balança:
SUJEITO + CÓPULA + PREDICADO

"Alguns homens são europeus"

Definição de juízo categórico: um juízo diz-se categórico, quando a relação entre o sujeito e o predicado é afirmada ou negada sem condições ou restrições.

Classificação dos juízos quanto à quantidade e à qualidade:

Quanto à quantidade os juízos (proposições) podem ser particulares, quando o termo-sujeito é particular, e universais, quando o termo-sujeito é universal. No que diz respeito às inferências, na Lógica Clássica, os juízos com um termo-sujeito singular têm o mesmo valor lógico que os juízos universais, uma vez que os conceitos singulares ocorrem sempre na sua máxima extensão.

Quanto à qualidade, os juízos (proposições) podem ser afirmativos, quando a relação entre o sujeito e o predicado é afirmativa (inclusiva), e negativos, quando a relação entre o sujeito e o predicado é negativa (exclusiva).

Definição d1 - Numa proposição (juízo), um termo diz-se distribuído, quando ocorre na sua máxima extensão (universalmente).

           Dado o que ficou estabelecido, existem quatro tipos de juízos categóricos (proposições predicativas categóricas)
No quadro seguinte iremos apresentar esses quatro tipos de proposição, bem como os símbolos utilizados em Lógica para os denotar. É importante prestar muita atenção ao quadro, uma vez que iremos utilizar os símbolos nele apresentados, para nos referirmos a cada um dos tipos de proposição.

______________________________________________________________________
Regra da distribuição dos termos  - Nas proposições universais, o termo-sujeito está sempre distribuído. Nas proposições negativas, o termo-predicado está sempre distribuído.
_____________________________________________________________
De acordo com a Regra Rd1, podemos chegar à conclusão que nas proposições de tipo A, o termo-sujeito está distribuído; nas proposições de tipo O, o termo-predicado está distribuído; nas proposições de tipo E, tanto o termo-sujeito como o termo-predicado estão distribuídos:


Regra FnP Todos os enunciados utilizados nas inferências da Lógica Clássica devem estar reduzidos à sua Forma Normal ou Padrão. No caso das proposições, a sua Forma Normal compreende os seguintes elementos:
                   Quantificador+Sujeito+Cópula+Predicado.

 O quantificador é o elemento da proposição que nos indica a sua quantidade e ocorre sempre no início da proposição. Eis os quantificadores-padrão que vamos utilizar: Todos; Alguns; Nenhum.
____________

Actividades: 
1 - Identifique o tipo de proposição presente em cada um dos seguintes itens:
a) Nem todos os mortais são racionais.
b) Quase todas as mulheres detestam futebol.
c) Alguns homens são europeus.
d) Nenhum europeu gosta do Presidente Bush.
e) Praticamente todos os alunos gostam de Matemática.
1.1 -  Nos casos em que isso se justifique, reduza à forma normal predicativa os enunciados apresentados acima.

2 – Identifique que termo(s) está(ão) distribuído (s) nas seguintes proposições (sempre que se justificar, deve reduzir as expressões à forma normal predicativa).
a) Alguns homens são adeptos do FCP:
b) Quase todos os ignorantes detestam filosofia.
c) Todos os bons alunos gostam de lógica clássica.
d) Os adolescentes que vivem em localidades do litoral sentem-se mais atraídos pela prática do surf.
e) Alguns grupos de rock não agradam aos fãs da música popular portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário