sábado, 3 de maio de 2014

Os valores - Análise e compreensão da experiência valorativa / Valores e Cultura - CORREÇÂO

Grupo I
Escolha apenas uma alternativa em cada questão.

1. A afirmação "Não há códigos morais únicos nem valores absolutos" identifica-se com a perspectiva filosófica que habitualmente designamos por:

(A) etnocentrismo;
(B) dogmatismo;
(C) relativismo;
(D) absolutismo.


2. A perspectiva axiológica que afirma os valores como propriedades reais existentes nos objectos designa-se por:

(A) subjectivismo;
(B) ontologismo;
(C) objectivismo;

(D) naturalismo.


3. A cultura pode ser definida como:

(A) um conjunto de saberes que permite distinguir os indivíduos dentro do grupo social a que pertencem;
(B) um conjunto de formas de estar, pensar e agir características de uma sociedade;
(C) um fenómeno que ocorre no interior das sociedades actuais;
(D) um fenómeno que ocorre entre os diversos seres vivos.


4. O juízo "A discriminação das mulheres grávidas no acesso ao emprego é injusta" é um juízo:

(A) de valor; verdadeiro;
(B) de valor; afirmativo;
(C) de facto; afirmativo;
(D) de facto; verdadeiro.

5. O facto de ao valor belo corresponder o seu contravalor feio permite-nos confirmar:

(A) a sua objectividade;
(B) a sua subjectividade;
(C) a sua polaridade;
(D) a sua hierarquia.


6. O relativismo cultural é a perspectiva filosófica que defende:

(A) a universalidade de valores e culturas;
(B) a impossibilidade de as culturas serem tolerantes umas com as outras;
(C) a possibilidade de as culturas se compreenderem mutuamente à luz dos seus próprios valores;
(D) a diversidade de valores e culturas.


7. Os juízos de valor são enunciados subjectivos. Esta afirmação é:

(A) verdadeira, porque os juízos de valor são afirmações sobre diferentes sujeitos;
(B) verdadeira, porque os juízos de valor são enunciados que derivam da valoração que o sujeito faz da realidade;
(C) falsa, porque os juízos de valor são afirmações que derivam de experiências que são comuns a todos os homens;
(D) falsa, porque os juízos de valor são enunciados objectivos.


8. O diálogo intercultural implica:

(A) A comunicação entre as diferentes culturas, tendo em vista o seu entendimento e mútuo enriquecimento;
(B) a aceitação passiva de uma pluralidade de opiniões provenientes de diferentes culturas;(C) a comunicação a partir de uma dada cultura e de uma língua específica que todos conhecem;

(D) a aceitação de uma pluralidade de opiniões provenientes exclusivamente de uma dada cultura dominante.


9. A afirmação "Não há códigos morais únicos nem valores absolutos" identifica-se com a perspectiva filosófica que habitualmente designamos por:

(A) relativismo;
(B) etnocentrismo;
(C) dogmatismo;
(D) absolutismo.


10. O facto de eu afirmar que a liberdade está acima da segurança, confirma que:
(A) os valores são bipolares;
(B) os valores são hierarquizáveis;
(C) os valores são universais;
(D) os valores são objectivos;


11. De acordo com o relativismo cultural,

(A) os critérios valorativos não variam de cultura para cultura;

(B) existe um padrão universal para avaliar os costumes;
(C) todas as práticas culturais devem ser toleradas;
(D) os códigos morais são idênticos em todas as culturas.


12. Segundo o relativismo cultural,


(A) a moralidade não é uma questão de convenção social;
(B) os hábitos e as tradições culturais não devem ser valorizados;
(C) há verdades morais aceites por todos os povos e culturas;
(D) os juízos morais dependem das convenções de cada sociedade.


13. Analise as seguintes afirmações:


1. 'Portugal é o melhor país da Europa para se viver';

2. 'Hoje em Faro registou-se uma temperatura de zero graus à meia-noite';
3. 'A Torre de Belém é um edifício manuelino';
4. 'Camões é o melhor escritor português de todos os tempos';
6. 'Cristiano Ronaldo é o futebolista português com mais títulos';
7. 'Cristiano Ronaldo é um bom jogador';
8. 'Esta sala é adequada ao estudo'.


14. Das seguintes alternativas, escolha a que identifica corretamente quais das afirmações são juízos de valor:

(A) 1; 3; 7 e 8;

(B) 1; 4; 7;
(C) 2; 4; 8;
(D) 1; 2; 4; 7.


15. A cultura de uma sociedade corresponde:

(A) Aos seus modos de vida;
(B) às suas formas de produção artística;
(C) aos seus padrões de trabalho;
(D) às suas actividades de lazer.


16. Considere as afirmações seguintes:

1. É errado não ajudar a resolver o problema da fome no mundo.

2. Muitas pessoas não ajudam a resolver o problema da fome no mundo.
3. Algumas pessoas abandonam o seu estilo de vida, chegando mesmo a pôr a sua vida em risco, para ajudar a combater a fome no mundo.

(A) 1 e 2 são juízos de facto e 3 é um juízo de valor.

(B) 1 é um juízo de valor e 2 e 3 são juízos de facto.
(C) 1 e 3 são juízos de valor e 2 é um juízo de facto.
(D) 3 é um juízo de facto e 1 e 2 são juízos de valor.


17. Analise as afirmações que se seguem sobre juízos de facto e juízos de valor. Em seguida escolha alternativa correta:

(A) Os juízos de valor são interpretações subjetivas e expressam as emoções do sujeito;
(B) os juízos de facto são descrições objetivas e expressam as emoções do sujeito;
(C) os juízos de valor são descritivos, neutros, impessoais e empiricamente verificáveis;
(D) Os juízos de facto são interpretações subjetivas e expressam as emoções do sujeito;


18. Considere as seguintes afirmações:

1. Os juízos de valor são apenas uma questão de gosto pessoal.

2. Em matéria de valores, todas as opiniões são erradas.
3. Os juízos de valor dependem dos contextos sociais.

Acerca dos valores, os relativistas consideram que:


(A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.

(B) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.
(C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(D) 1, 2 e 3 são verdadeiras.


19. De acordo com os defensores do objetivismo axiológico:

(A) os valores dependem dos critérios valorativos de cada indivíduo;
(B) os valores estão nas propriedades concretas dos objetos;
(C) o ensino dos valores não faz sentido;
(D) Não há valores absolutos.

20. Considere as afirmações seguintes:

1. Os valores dependem apenas da educação que se teve.
2. Os juízos de valor de pessoas diferentes não podem coincidir.
3. Os valores são uma questão de preferências pessoais.


21. Acerca dos valores, os subjetivistas consideram que:

(A) 1 é falsa; 2 e 3 são verdadeiras.
(B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(C) 1 e 2 são falsas; 3 é verdadeira.

(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.


22. A axiologia é a disciplina filosófica que estuda:

(A) A totalidade do real;
(B) os valores;
(C) os objectos valiosos;

(D) o homem e as suas experiências de vida.


23.De acordo com o subjetivismo axiológico:

(A) Os valores têm uma existência autónoma em relação ao sujeito;
(B) os valores são uma propriedade objetiva da realidade;
(C) os valores devem a sua existência às características psicológicas do sujeito;
(D) a avaliação que o ser humano faz do mundo depende de critérios valorativos universais.


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