domingo, 1 de fevereiro de 2015

Como fazer o resumo de um texto



Os resumos são documentos que abreviam a informação de um outro conteúdo. Trata-se de retirar dados acessórios e guardar somente o mais importante.

Para aprender a fazer um bom resumo precisas de saber, antes de mais, o que é um resumo. É um tipo de texto abreviado, realizado a partir de outro. Não se trata de palavras desordenadas (isso seria um diagrama ou ficha de leitura), mas de uma composição coerente que possa ser compreendida, mesmo sem termos lido a versão original. A vantagem de fazeres um resumo é memorizares o que aprendeste e estudares um determinado tema com mais rapidez antes de uma prova.

O primeiro passo para fazer um resumo eficaz é ler o material por completo. Dedica algum tempo a isso. Deves lê-lo com calma para que o entendas em profundidade. Se alguma dúvida surgir, esclarece-a antes de continuares a ler. Depois, descansa um pouco e volta à leitura, porém, desta vez, destacando os dados que consideras mais importantes. Cada parágrafo tem uma palavra-chave e cada capítulo tem um parágrafo imprescindível.

Agora que já tens o essencial, pega uma folha em branco e começa a escrever uma composição diferente do texto base, mas baseado nele e usando as tuas próprias palavras. Finalmente, relê o teu resumo, para te assegurares que está compreensível.

Um bom resumo deve ter uma densidade que não supera 30% da capacidade total do documento original. Ou seja: se o texto-base tem 10 páginas, deves fazer um resumo com 3 páginas ou menos. Da mesma forma, não pode ter referências ao original. Tem que ser independente. Uma pessoa que não leu o texto-base tem que entender perfeitamente o resumo.

Em geral, o bom resumo deve responder a todas estas perguntas:

# Qual é o tema principal?
# Quais são os temas secundários?
# Há relação entre o tema principal e os temas secundários? Se sim, quais?
# Onde e como se desenvolve o tema ou a ação?
# Qual é a conclusão do tema ou da ação?

No caso dos textos filosóficos, podemos ter em conta a resposta às seguintes perguntas:

# Qual é o problema principal?
# Qual é a tese principal?
# Quais são os problemas secundários?
# Quais são as teses secundários?
# Há relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais?
# Que argumentos são utilizados para sustentar as teses (principal e secundárias)?
# Qual é a conclusão da argumentação do texto?

Combinação de técnicas: fazer um resumo a partir da elaboração de mapas conceptuais.

Pode ser mais fácil resumir um texto o se previamente elaborarmos um mapa conceptual do texto (ou mais do que um mapa, caso o texto seja muito complexo ou extenso – no caso de um livro podemos elaborar um mapa para cada capítulo).
Assim, propomos que sigas os seguintes passos:

1. Leitura integral do texto. Nesta primeira leitura deves esclarecer o significado de todas as palavras que não entendas. Pode ser útil a elaboração de um glossário onde vais registando as novas palavras que te fores confrontando.

2. Análise das passagens do texto que te pareçam obscuras ou que não consigas entender. Aqui poderás ter que pedir ajuda a alguém (o professor o alguém que te ajude a estudar – estudar em grupo ajuda muito).

3. Eliminação do conteúdo ‘supérfulo’ – Deves usar uma cópia do texto para poderes riscar o que não interessa: exemplos, floreados, adjetivações, apartes, repetições...
Depois de o fazeres, ficarás com um texto depurado que será mais fácil de analisar – se usares um texto digitalizado tens a tua tarefa facilitada, porque poderás facilmente cortar o que não interessar.

4. ‘Mineração conceptual’ – deves procurar os conceitos-chave do texto e deves listá-los.

5. Construção do mapa conceptual – neste ponto deves procurar relacionar os conceitos seguindo o texto, mas substituindo as definições e as explicações por conectores (setas, ligações, etc.).

6. Reescritura do texto a partir do mapa conceptual.

Esta ficha baseia-se no seguinte artigo:
http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2012/04/03/921044/como-fazer-resumo-um-texto.html


Sem comentários:

Enviar um comentário