terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que significa que os valores são construções humanas?




A historicidade dos valores


Criados na vida social para orientar as ações humanas e regularem a relação entre as pessoas, os valores (...) não têm validade universal. Pelo contrário, eles são válidos apenas num contexto específico, no quadro de uma cultura determinada, e têm existência histórica.
Os valores são válidos apenas em contextos específicos, ou seja, num determinado aqui/agora, porque um comportamento bom e correto em certo momento pode ser mau e profundamente reprovável noutro. Mentir é reprovável na maioria das ocasiões, mas quem recriminaria as pessoas que, fugindo da perseguição do exército nazi, mentiram sobre o paradeiro dos seus colegas e não os entregaram?
São válidos no quadro de uma cultura, porque os valores não fazem sentido isolados de todas as outras dimensões da vida humana. Assim, é preciso levar em conta o quadro de relações que leva um grupo a definir alguns comportamentos como aprováveis ou reprováveis. Por essa razão, um mesmo ato pode ter sentidos diferentes se tiver acontecido nas classes médias urbanas de Lisboa ou do Porto ou numa pequena aldeia do interior; se uma ação ocorre no seio de uma sociedade ocidental ou num país do oriente.
Esses valores são válidos historicamente porque são criações humanas e, como tais, atendem a necessidades de um determinado grupo e às circunstâncias temporais. Por isso, são passíveis de mudanças. A história das mulheres nas sociedades ocidentais ao longo do século XX pode exemplificar essas mudanças: muitos comportamentos mal vistos e indesejados há 50 anos hoje são aceites e até mesmo valorizados.
Como se vê, os valores (...) não estão organizados numa tábua de prescrições de condutas que levam automaticamente a uma vida boa. Pelo contrário, eles são criações humanas ligadas às condições de vida historicamente criadas. Não podemos ter tudo a todo instante e aprender a decidir é, também, aprender a hierarquizar o que é mais importante do que é menos importante na situação em que a escolha nos é colocada.
http://www.webartigos.com/artigos/a-historicidade-dos-valores-morais/94190/#ixzz3Qy2CtVWp

Para saber mais:
A sociedade e a origem dos valores

A ação do homem sobre a Natureza

Os valores e a cultura

O homem como produto e produtor da cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário