Competências a desenvolver



No final do 11º ano, os alunos deverão ser capazes de:

1. Recolher informação relevante sobre um tema concreto do programa e, utilizando fontes diversas
- obras de referência, suportes electrónicos ou outros - compará-la e utilizá-la criticamente na
análise dos problemas em apreço.

2. Clarificar o significado e utilizar de forma adequada os conceitos fundamentais, relativos aos
temas/problemas desenvolvidos ao longo do programa de Filosofia.

3. Redigir textos - sob a forma de acta, síntese de aula(s) ou relatório - que expressem de forma
clara, coerente e concisa o resultado do trabalho de compreensão e reflexão sobre os problemas
filosóficos efectivamente tratados.

4. Participar em debates acerca de temas relacionados com os conteúdos programáticos,
confrontando e valorando posições filosóficas pertinentes ainda que conflituantes e auscultando e
dialogando com os intervenientes que sustentam outras interpretações.

5. Analisar textos de carácter argumentativo - oralmente ou por escrito -, atendendo:

- à identificação do seu tema/problema;
- à clarificação dos termos específicos ou conceitos que aparecem;
- à explicitação da resposta dada ou da tese defendida;
- à análise dos argumentos, razões ou provas avançados;
- à relação de conteúdo com os conhecimentos adquiridos.

6. Compor textos de carácter argumentativo sobre algum tema/problema do programa
efectivamente tratado e acerca do qual tenham sido discutidas distintas posições ou teses e os
correspondentes argumentos:

- formulando com precisão o problema em apreço;
- expondo com imparcialidade as teses concorrentes;
- confrontando as teses concorrentes entre si;
- elaborando uma resposta reflectida à questão ou problema.

7. Realizar um pequeno trabalho monográfico acerca de algum problema filosófico de interesse para
o estudante, relacionado com algum conteúdo programático efectivamente abordado e
metodologicamente acompanhado pelo docente nas tarefas de planificação.


Programa, p. 21.


Sem comentários:

Enviar um comentário